top of page

Condomínio não decide rede de proteção anti-queda na varanda.

Na última reunião de condóminos, os vizinhos da nossa associada Magda Lia, de Braga, não aprovaram a colocação de uma rede de proteção antiqueda para crianças na sua varanda. A leitora questiona se é obrigada a respeitar a decisão.

A nossa associada mora num 4.º andar e tem em casa um filho de 9 anos e, por vezes, uma sobrinha de um ano. Na reunião, os vizinhos argumentaram que a rede branca alterava a fachada do prédio e sugeriram a colocação de acrílico, uma solução mais dispendiosa e que implica fechar a varanda.


Suporte amovível não modifica linha.

A lei define que os condóminos não podem prejudicar, com obras novas ou por falta de reparação, a segurança, a linha arquitetónica ou o arranjo estético do edifício. Contudo, as obras que modifiquem a linha arquitetónica ou o arranjo estético podem avançar, com aprovação por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio em assembleia de condóminos.


No caso da nossa leitora, será a colocação da rede uma “obra nova” que prejudica a linha arquitetónica ou o arranjo estético do prédio? Num conflito semelhante, um tribunal considerou que “uma estrutura metálica, amovível, suscetível de poder ser retirada, que envidraça uma varanda, pode não afetar a linha arquitetónica ou o arranjo estético do edifício”. Uma “obra nova” altera a edificação no estado em que foi recebida pelos condóminos, do ponto de vista da segurança, da linha arquitetónica ou da estética. A linha arquitetónica de um prédio significa o conjunto dos elementos estruturais da construção que conferem ao prédio a sua individualidade própria e específica.


Uma rede amovível não equivale a “obra nova”. Magda pode avançar com a colocação pretendida e não precisa de autorização prévia da assembleia de condóminos. Mas, para evitar conflitos, sugerimos que tente chegar a uma solução de consenso com os condóminos.


Fonte: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/condominio/noticias/condominio-nao-decide-rede-na-varanda

*vista no site em 08-11-2016

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page